01/05/2022
1. Escolha alimentos variados
Tente comer de forma variada e equilibrada. Saiba qual o tipo, a quantidade e a forma mais adequada para combinar os alimentos dos vários grupos da roda alimentar.
2. Nunca se esqueça do pequeno-almoço
Esta é uma das refeições mais importantes do dia. Consuma alimentos que possuam fibras, vitaminas e minerais como é o caso do pão, dos cereais, laticínios e frutas.
3. Opte por uma alimentação rica em fibras
Cereais integrais, leguminosas, frutas e produtos hortícolas são apenas alguns dos exemplos do que deve figurar na sua dieta.
4. Não abuse nas gorduras.
Ao invés das gorduras animais ou óleos feitos a partir de gorduras saturadas, escolha antes, os óleos de vegetais (azeite, soga ou girassol). Dê preferência às carnes branca e ao peixe e não exagere no consumo de carnes vermelhas.
5. Tenha em atenção os níveis de sal e açúcar
O seu uso excessivo pode ser prejudicial para a sua saúde. Tempere com cebola, alho, ervas aromáticas e tomate. Não coma muitos doces e modere a ingestão de bebidas com muito açúcar.
6. Hidrate-se!
Beber muita água ao longo do dia é fundamental para que o seu organismo não desfaleça.
7. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas
Este hábito só lhe traz problemas de saúde, e quando em excesso, pode levar a dependências e a doenças.
8. Não salte refeições e tente comer sempre a horas certas
Comer tarde e a más horas pode impactar negativamente a sua saúde. Planeie as suas refeições e respeite os intervalos entre cada uma.
9. Não tenha pressa na hora de comer
Os alimentos vão ser melhor digeridos, não se perdendo nutrientes essenciais para o fortalecimento do seu organismo, bem como, ajuda no processo da digestão.
10. Consulte um médico regularmente
Não consegue alimentar-se da forma como gostaria? Consulte um profissional que o possa acompanhar, delineando um plano tendo em conta as suas necessidades e os objetivos que pretende atingir.