Impacto do calor na sua saúde

Saúde

15/08/2022

Com a chegada dos meses de maior calor há certos cuidados que devemos ter em conta.

É fundamental que estejamos alerta, pois o nosso organismo pode ficar sujeito a situações menos favoráveis, já que o calor intenso pode provocar doenças como desidratação, insolação, problemas vasculares e de pele e ainda potenciar o aparecimento de outro tipo de complicações.

Assim sendo, deve precaver-se e seguir alguns conselhos que temos para lhe dar:

1. Mantenha-se hidratado

Deve beber muita água ao longo do dia. É imprescindível que se hidrate para que o organismo se consiga defender melhor de possíveis ameaças. Tente evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e que contenham quantidades muito altas de açúcar.

2. Alimente-se adequadamente

Opte por refeições leves, não muito quentes e pouco condimentadas. A nossa gama Puravita pode ser uma excelente alternativa para quem pretende levar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Apresentamos-lhe uma vasta linha de pães saudáveis, sempre frescos e com um sabor caraterístico.

3. Evite a exposição ao sol nos horários de maior calor

É aconselhável que se resguarde nestas alturas do dia, especialmente entre as 11h e as 17h. Se ficar em casa tente manter a sua habitação o mais fresca e arejada possível, correndo as persianas e fechando as portadas. Deixe circular o ar ao final da tarde, momento em que se regista uma descida da temperatura.

4. Pratique exercício físico com particular cuidado

Não abuse na atividade física e não se esforce demasiado, principalmente nos horários mais quentes. Escolha exercitar-se nos períodos da manhã ou ao final da tarde.

5. Não descure o uso de protetor solar, chapéu e óculos de sol

Isto irá ajudá-lo a proteger-se contra as radiações UVA e UVB. O uso de protetor solar preserva a saúde da sua pele. Opte pelas embalagens de proteção igual ou superior a 30, aplicando de duas em duas horas.

Com o clima mais quente deve-se prestar mais atenção às faixas etárias que se encontram mais vulneráveis aos efeitos adversos que o calor intenso pode causar. Siga todas as recomendações dos profissionais de saúde e das entidades competentes e desfrute do verão da melhor maneira.