O que torna um pão mais saciante?

O que faz de um alimento mais saciante é o seu alto teor em fibras e proteína que, por demorarem mais tempo a ser digeridos e absorvidos, retardam a sensação de fome.

A fibra está naturalmente presente nos cereais integrais, ou seja, grãos que mantêm as proporções naturais do farelo, do gérmen e do endosperma, portanto mais ricos nutricionalmente, e que são depois moídos para formar a farinha, usada para a produção de pão. (1)

O pão contém hidratos de carbono, sob a forma de amido, fornece proteínas vegetais, fibras, ferro e vitaminas B1. Pães mais escuros, feitos a partir de farinhas integrais e menos refinadas, como é o caso do pão de centeio integral e do pão de trigo integral, contêm mais fibra, logo promovem maior saciedade. (1)

De entre os vários tipos de pão, o pão de centeio integral, o pão de trigo integral, o pão de trigo integral com sementes de sésamo, o pão de trigo integral com passas e o pão de trigo integral com soja são os que mostram maior teor de fibra, variando os seus valores entre 7 e 9g de fibra por 100g de pão. (1) (2)

Pães que, para além de cereais integrais, tenham a adição de sementes, como a chia, sementes de sésamo, de abóbora, de girassol, linhaça, entre outras, ou passas, que apresentam igualmente uma apreciável quantidade de fibra, são ainda mais ricos, tornando-os mais saciantes.(2)

 

Referências bibliográficas

(1) APN (2018). Melhor grão, Melhor pão: uma análise nutricional sobre o pão

(2) PortFIR (2019). Tabela de Composição dos Alimentos

Outras Dicas

Pontos de Venda

Pontos de Venda

Menu