Será que o pão de abóbora tem mais nutrientes que o de alfarroba?

Tanto a abóbora como a alfarroba são dois frutos com propriedades benéficas, mas que diferem bastante ao nível da sua composição nutricional.

A abóbora é pobre em calorias (11kcal/100g), com uma quantidade moderada de fibras, mas rica em vários tipos de carotenoides, especialmente b-caroteno, que lhe dá a sua cor laranja/amarela característica, e lhe conferem a sua propriedade antioxidante. Também contém flavonoides, com propriedades anticancerígenas, e esteróis que são convertidos em vitamina D no organismo. É também rica em vitaminas A, C e E. Contudo, contém muito poucos minerais, apenas apresenta valores apreciáveis de potássio e cálcio. (1) (2) (3)

 A alfarroba, apresenta uma composição nutricional muito mais rica a nível de macronutrientes como hidratos de carbono, proteína e fibra (contribuindo para aumentar a sensação de saciedade) mas, ao contrário da abóbora, é muito rica em minerais e pobre em vitaminas. É possível retirar da alfarroba elevados teores de potássio, cálcio, fósforo e magnésio. Tal como a abóbora, a alfarroba é rica em flavonoides, antioxidantes que têm uma capacidade anti-inflamatória, anticancerígena e antidiabética. (1) (3)

Comparando a composição nutricional do pão de abóbora com o pão de alfarroba, ambos apresentam um baixo teor de gordura e de açúcar, são uma boa fonte de proteína e contêm um alto teor de fibra, sendo que o pão de alfarroba já apresenta um elevado teor de fibra (>6g/100g), logo mais saciante. Onde diferem mais é, ao nível da sua composição de micronutrientes, vitaminas e minerais, como mencionado anteriormente, apresentando cada um os seus benefícios para a saúde, ainda que alguns coincidam. (4)

Referências bibliográficas:
(1) DECO PROTESTE (2020). Calendário de fruta e legumes na época ideal
(2) PNPAS (s.d.). Abóbora. Alimentação Saudável
(3) PortFIR (2019). Tabela de Composição dos Alimentos
(4) Puratos (s.d.). Produtos

Outras Dicas

Pontos de Venda

Pontos de Venda

Menu