Alimentação

Será que os Tubérculos têm todos muitos hidratos de carbono?

Os tubérculos são um tipo de hortícolas que se caracterizam por ser uma parte constituinte das raízes de alguns vegetais (plantas). Crescem por baixo da terra, até serem colhidos após a sua maturação.

Os tubérculos divergem muito entre si, podendo ser diferenciados em dois tipos:

  • Amiláceos, que são ricos em amido, tais como a batata branca, a batata-doce, o inhame e a mandioca;
  • Não amiláceos, que são pobres em amido, tais como a cenoura, a abóbora, a beterraba e a pastinaca.

Mas qual é a grande diferença entre eles?

Além da textura que o amido confere aos alimentos que o possuem, este é um tipo de polissacárido, uma das moléculas constituintes dos hidratos de carbono. Por esta razão, um alimento que seja rico em amido, é igualmente rico em hidratos de carbono.

Então, os tubérculos amiláceos (batata branca, batata-doce, mandioca, inhame) apresentam um teor de hidratos de carbono muito superior aos tubérculos não amiláceos (cenoura, abóbora, beterraba e pastinaca) e, por isso, são também mais calóricos.

Na tabela seguinte, podemos ver a diferença do valor energético destes tubérculos.

Tubérculo Valor energético/100g
Batata branca 90 kcal
Batata-doce 123 Kcal
Mandioca 145 Kcal
Inhame 114 Kcal
Beterraba 23 Kcal
Cenoura 25 Kcal
Abóbora 11 Kcal
Pastinaca 75 Kcal

Valores com base na Tabela da Composição dos Alimentos Português (INSA), e Tabela da Composição dos Alimentos Americana (USDA).

 

Referências bibliográficas

  • ASCHERI, D. P. R. (2012). Propriedades físicas do tubérculo e propriedades químicas e funcionais do amido de inhame (Dioscorea sp.) cultivar São Bento. Revista Agrotecnologia, 1(1), 71-88.
  • Braun, H., Fontes, P. C. R., Finger, F. L., Busato, C., & Cecon, P. R. (2010). Carboidratos e matéria seca de tubérculos de cultivares de batata influenciados por doses de nitrogênio. Ciência e Agrotecnologia, 34, 285-293.
  • Evangelista, R. M., Nardin, I., Fernandes, A. M., & Soratto, R. P. (2011). Qualidade nutricional e esverdeamento pós-colheita de tubérculos de cultivares de batata. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 46, 953-960.
  • Portfir, INSA. (2015). Tabela da Composição dos Alimentos Portuguesa. Consultada a 20 de janeiro de 2022, disponível em: http://portfir.insa.pt/
  • S. Department of Agriculture (USDA), Agricultural Research Service. FoodData Central: Foundation Foods. Consultado a 20 de janeiro de 2022, disponível em: https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/?query=parsnip