Que alternativas saudáveis ao açúcar posso usar nas minhas receitas?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo excessivo de açúcar refinado tem aumentado ao longo dos anos. (7) Segundo o IAN-AF de 2015 a prevalência de consumo de açúcares simples total em quantidades superiores a 10% do valor energético total é de 98,3% no sexo feminino e de 95% no sexo masculino. (2)
Uma das formas de combater o excesso de consumo de açúcares refinados, é optar por alguns dos seus substitutos mais saudáveis, contudo, devem ser igualmente consumidos de forma moderada. São exemplos:
- Açúcar de coco: produzido a partir da seiva do coqueiro, além de ser menos processado que o açúcar, contém uma quantidade apreciável de minerais como ferro, cálcio, potássio e zinco, e antioxidantes; (4)
- Mel: um dos mais antigos substitutos do açúcar, rico em aminoácidos, antioxidantes, vitaminas e minerais; (3)
- Puré de fruta: sendo feito a partir da fruta natural, é rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes (Ex: maçã ou banana); (6)
- Tâmara: é uma fonte natural de açúcar, rica em fibra, potássio, magnésio, cobre e antioxidantes; (6)
- Stevia: é um edulcorante 100% natural, disponível em pó, folha, comprimidos ou forma líquida, com um poder adoçante superior ao açúcar e não contem calorias; (1) (5)
- Xilitol: adoçante com baixo índice glicémico, com menos 40% de calorias comparado ao açúcar, e que pode ser extraído da fruta, vegetais ou cogumelos. (5)