O pão é uma excelente companhia na primeira refeição do dia, no pequeno-almoço, sobretudo o pão escuro seja ele de mistura, centeio, integral ou de cereais, uma vez que é rico em fibras é absorvido de forma mais lenta. Desta forma, fornece ao organismo a energia que este vai necessitando, de forma progressiva.
Do ponto de vista alimentar e nutricional, o pão possui uma capacidade única de fornecer energia de elevada qualidade, facilmente digerível, de boa conservação e com enorme versatilidade gastronómica. O pão é rico em hidratos de carbono, predominantemente o amido, contém ainda proteína, vitaminas e minerais e tem um baixo teor de lípidos. É uma boa fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2, B6 e niacina) e de minerais (fósforo, magnésio, potássio e sódio). A utilização de uma farinha pouco refinada no fabrico do pão, faz com que este seja mais rico em vitaminas, minerais e fibra alimentar.
O pão é um alimento com grande variedade de escolha, devendo optar pelas variedades integrais e de mistura.
Um pão com um mix de ingredientes, como o pão de mistura, de centeio ou integral é elaborado a partir de um mix de farinhas, que pode variar entre farinha de centeio, integral ou milho. O seu valor nutricional depende do tipo de mistura, mas, em geral, tem maior teor de nutrientes que o pão branco. Apresenta boa digestibilidade, e, por ter maior teor de fibra que o pão branco, apresenta um índice glicémico mais baixo.
Enquanto um pão branco é elaborado a partir de 1 farinha, contém apenas o endosperma do grão de trigo, pelo que tem baixo teor de fibra. Apresenta baixo teor de gordura, é de fácil digestão, mas apresenta índice glicémico alto.
Devemos optar por um pão com um mix de ingredientes, como o de mistura, de centeio ou integral em vez de um que contenha apenas uma farinha, uma vez que, um pão com um mix de ingredientes tem um maior teor de fibra e de nutrientes em comparação com um pão de apenas uma farinha, como também acaba por apresentar uma melhor digestibilidade e um índice glicémico mais baixo.
Referências bibliográficas