Saúde

O que comer depois do jejum intermitente?

Aqui estão algumas sugestões de alimentos para comer após um período de jejum intermitente:

 

  1. Água: Em primeiro lugar, certifique-se de se hidratar adequadamente após o jejum intermitente. Beba água, água com limão, chá verde ou água de coco para reabastecer os fluidos perdidos durante o período de jejum. Faça isto antes de começar a comer, idealmente bebendo, pelo menos, 1 copo de água de 250ml.

 

  1. Proteínas magras: Opte por fontes de proteína magra, como frango, peru, peixe, ovos, tofu, leguminosas ou iogurte natural. As proteínas ajudam a promover a saciedade e a reparação muscular após o jejum

 

  1. Hidratos de carbono complexos: Escolha hidratos de carbono complexos que fornecem energia de liberação lenta e sustentada como cereais integrais presentes nos pães Puravita, arroz integral, quinoa, aveia, ou batata doce. Os hidratos de carbono presentes nas leguminosas e nos legumes são também otimas formas de complementar este aporte dos cereais.

 

  1. Gorduras saudáveis: Inclua fontes de gorduras saudáveis, como abacate, frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, castanhas do brasil), sementes (chia, linhaça, abóbora, cânhamo), azeite virgem extra ou peixes gordos, como salmão ou sardinha. As gorduras saudáveis ajudam a manter a saciedade e fornecem ácidos gordos essenciais para a saúde do cérebro e do coração.

 

  1. Frutas e legumes: Adicione uma variedade de frutas e legumes frescos à sua refeição para obter vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Opte pelas frutas e legumes da época que lhe fornecerão também micronutrientes essenciais a cada fase do ano.

 

Evite consumir alimentos altamente processados, ricos em açúcares adicionados e gorduras saturadas em excesso após o jejum intermitente, pois isso pode comprometer os benefícios do jejum e causar picos de açúcar no sangue.

Evite também quebrar o jejum intermitente com uma refeição que não seja completa (ex: massa com legumes será uma refeição saudável mas incompleta do ponto de vista da proteína). Procure incluir todos os macronutrientes essenciais.

Em vez disso, concentre-se em escolhas alimentares nutritivas e equilibradas que irão apoiar sua saúde e bem-estar geral.