Saúde

O papel das fibras na saúde cardiovascular

Apesar deste tipo de doenças ser de carácter hereditário, a verdade é que existem alguns fatores modificáveis, que podem estar na sua origem, ou por outro lado, que podem contribuir bastante para a sua prevenção, como é o caso da alimentação.

Existem alguns tipos de alimentos que, quando consumidos com regularidade, podem ser aliados nesta batalha contra a prevenção de inúmeras doenças, nomeadamente as doenças cardiovasculares, sendo as fibras alimentares um exemplo.

As fibras alimentares são um tipo de hidrato de carbono que se encontram presentes em alimentos de origem vegetal, como por exemplo em cereais, e que não são digeridas pelo sistema gastrointestinal.

Podem ser classificadas em solúvel e insolúvel, e ambas apresentam funções importantes no organismo.

Grande parte dos benefícios relacionados com a prevenção de doenças cardiovasculares são atribuídos às fibras solúveis, nomeadamente a redução dos níveis séricos de LDL (mau colesterol); a melhor tolerância à glicose e assim, o melhor controlo da diabetes tipo 2.

O papel das fibras solúveis passa pelo aumento da secreção de ácidos biliares, fazendo com que o fígado remova colesterol do sangue para a síntese de novos ácidos e sais biliares, e pela produção de uma substância que resulta da fermentação destas fibras, e que inibe a síntese hepática de colesterol.

O papel preventivo das diferentes fibras na redução do colesterol plasmático têm-se confirmado cada vez mais, de maneira que é muito importante que estas sejam introduzidas na dieta.

 

 

Referências bibliográficas

1 – P NPV, Joye IJ. Dietary Fibre from Whole Grains and Their Benefits on Metabolic Health. Nutrients. 2020 Oct 5;12(10):3045. doi: 10.3390/nu12103045

2 – da Silva, R. C. D. O., da Silva, K. M. C., de Lima, F. R. B., & da Silva, C. G. M. (2009). FIBRAS: UMA ESCOLHA SAUDÁVEL EM BENEFÍCIO DA SAÚDE.

3 – Mello, V. D. D., & Laaksonen, D. E. (2009). Fibras na dieta: tendências atuais e benefícios à saúde na síndrome metabólica e no diabetes melittus tipo 2. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia53, 509-518.

4 – van der Kamp, J.W.; Poutanen, K.; Seal, C.J.; Richardson, D.P. Whole grain. In Definitions; Cereals & Grains Association, 2019. Disponível em: https://www.cerealsgrains.org/initiatives/definitions/Pages/WholeGrain. aspx (accessed on 17 September 2020)