A abóbora, pertencente à família das cucurbitáceas – a mesma do melão, melancia e do pepino, é um fruto com diversos benefícios para a saúde. Para além de possuir um baixo valor energético de apenas 9 Kcal por 100 gramas e um conteúdo moderado de hidratos de carbono, é rica em minerais, tais como potássio, ferro, cálcio, magnésio e vitaminas B e C.
Para além disso, é uma boa fonte de ácido gama-aminobutírico, de carotenoides, nomeadamente o betacaroteno, e de vários componentes biologicamente ativos, como polissacáridos, ácido para-aminobenzóico, óleos, esteróis, proteínas e péptidos. Da mesma forma, contém bioflavonóides, bloqueadores dos recetores de determinadas hormonas relacionadas com o cancro, e ainda esteróis que são convertidos em vitamina D no organismo.
Do mesmo modo, a abóbora possui efeitos benéficos para a saúde como potencial antidiabético, anticarcinogénico, antioxidante e antimicrobiano, e através do seu importante papel antioxidante pela sua ação citoprotetora. Adicionalmente, as suas sementes comestíveis são ricas em proteínas e vitamina E, e delas pode ser extraído um óleo comestível, rico em ácido oleico.
Para além de nutritiva, a abóbora é igualmente versátil e uma opção deliciosa para adicionar às suas sandes de praia. Poderá fazer diversas combinações, sendo que se seguem algumas sugestões que poderá pôr em prática:
Referências bibliográficas
Asgary, S., Rastqar, A., & Keshvari, M. (2018). Functional Food and Cardiovascular Disease Prevention and Treatment: A Review. Journal of the American College of Nutrition, 37(5), 429– 455.
Direção-Geral da Saúde, Nutrimento, Abóbora, consultado a 1 de abril de 2020, <https://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/alimento/abobora/>