Alimentação

Conheça os benefícios dos carotenos presentes na abóbora

A abóbora pertence ao grupo dos hortícolas, sendo dentro deste grupo classificada como um legume. Em Portugal, o seu cultivo concentra-se sobretudo na região oeste do país, encontrando-se disponível durante os meses de setembro a maio, meses que correspondem à sua sazonalidade.

Este alimento é muito interessante do ponto de vista nutricional, pelo seu alto teor de vitaminas A e C, minerais e carotenos. Além de possuir uma baixa densidade energética.

Os carotenos nela presentes, sendo o betacaroteno o pigmento predominante, são pigmentos naturais, responsáveis pela sua cor alaranjada que possuem atividade antioxidante através da interação com radicais livres, que combatem o stress oxidativo, que é um dos principais fatores responsáveis pela prevenção da maioria dos tipos de cancro, de doenças cardiovasculares, doenças cognitivas, bem como de problemas do sistema imunitário. O betacaroteno é, ainda, um precursor da vitamina A, isto é, facilita a sua conversão e absorção pelo organismo, e tem um efeito protetor contra a doença macular do olho, por exemplo.

A obtenção destas substâncias extremamente importantes para o nosso organismo, só é possível através da alimentação, uma vez que o organismo não é capaz de as produzir internamente.

Entre os tantos benefícios da abóbora para a saúde, o efeito protetor das células, graças á sua quantidade de carotenos, é sem dúvida um dos mais destacáveis.

 

 

Referências bibliográficas

  1. Associação Portuguesa de Nutrição. Guia Abóbora à lupa. Porto: Associação Portuguesa de Nutrição; 2018.
  2. Barroso M et al. Curcubitáceas de Trás-os-Montes. Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte; 2007. [Acesso a 22-10-2018] Disponível em: http://www.drapn.minagricultura.pt/drapn/conteudos/cen_documentos/norte/CUCURBITACEAS.pdf
  3. Eggersdorfer M, Wyss A. Carotenoids in human nutrition and health. Arch Biochem Biophys. 2018 Aug 15;652:18-26.
  4. Gomes, F.S. Carotenoides: uma possível proteção contra o desenvolvimento de câncer. Revista de Nutrição, v.20, p.537- 548, 2007.
  5. PortFIR. Tabela da Composição dos Alimentos online. Versão 2.0 – 2015-10- 30. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge;2015. [Acesso a 09- 10-2018]; Disponível em: http://portfir.insa.pt/
  6. Souza, C. O. D., Menezes, J. D. D. S., Ramos Neto, D. C., Assis, J. G. D. A., Silva, S. R. D., & Druzian, J. I. (2012). Carotenoides totais e vitamina A de cucurbitáceas do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido. Ciência Rural42, 926-933