As alergias devem-se à inalação de agentes alergénios que circulam no ar e que, na primavera se encontram em maior concentração no ambiente. O pólen das plantas é um exemplo destes agentes alergénios.
Para além dos sintomas mais associados às alergias como espirros, tosse, nariz entupido, pingo, garganta seca, olhos secos, também o prurido, as irritações cutâneas, a dor no peito, a fadiga, a apatia e as insónias fazem parte dos sinais de alergia.
Uma alimentação saudável e adequada para beneficiar o estado de saúde e reforçar o sistema imunitário pode ser orientada para alguns alimentos em particular que melhoram as defesas como é o caso dos cereais integrais que fazem parte de uma alimentação antialérgica, uma vez que, têm fibra em abundância, indispensável ao bom funcionamento do organismo e participam no fortalecimento do sistema imunitário.
Quando falamos em cereais integrais falamos de:
O consumo de cereais integrais está associado a um melhor microbioma intestinal e a uma maior capacidade das células lutarem contra os marcadores inflamatórios, o que ajuda a prevenir alergias. A Organização Mundial de Saúde concluiu que a ingestão de 25 a 29g de fibra por dia resulta numa redução de 15% a 30% do risco de doenças cardíacas, alergias, diabetes e cancro do intestino. No entanto, um consumo mais elevado poderá trazer ainda maiores benefícios para a saúde.
Referências bibliográficas