O conceito de grãos germinados envolve diferentes tipos de produtos obtidos a partir de sementes e, todos os grãos germinados que contém o farelo, gérmen e endosperma originais devem ser considerados grãos integrais, desde que o crescimento do rebento não exceda o comprimento do grão e os valores de nutrientes não tenham diminuído. Nos grãos germinados, os nutrientes estão na sua maioria totalmente disponíveis, ricos em vários compostos antioxidantes e bioativos, definidos como “alimentos funcionais” que promovem a saúde sendo, atualmente muito procurados pelos consumidores.
Os cereais germinados possuem uma forte ação antioxidante, uma vez que o seu teor de vitaminas aumenta bastante nas sementes, especialmente as vitaminas A, B, C e E, que têm alto poder antioxidante. Por exemplo, a vitamina C no trigo germinado aumenta cerca de 600% nos primeiros dias da germinação e a vitamina E triplica em quatro dias. Ao consumir mais dessas vitaminas, fortalece não só o sistema imunológico como ajuda a evitar doenças, o envelhecimento da pele, infeções entre outros.
Um dos principais benefícios dos alimentos germinados é o aumento da absorção de nutrientes no intestino. As oleaginosas e leguminosas bem como algumas hortaliças que também podem ser geminadas já possuem nutrientes como fibras, vitaminas, proteínas e sais minerais antes da germinação. A diferença é que após esse processo, a germinação acaba por ativar a atividade de determinadas enzimas, fazendo com que os nutrientes presentes nos alimentos sejam melhor absorvidos.
Os grãos germinados como são ricos em antioxidantes, facilitam a digestão, fortalecem o sistema imunológico, ajudam a emagrecer de forma saudável, uma vez que aumentam a sensação de saciedade, e atuam no combate do mau colesterol (LDL).
Uma alimentação saudável é o segredo para uma pele bonita e bem nutrida. O consumo de determinado tipo de alimentos e a ingestão de água ajuda a prevenir algumas doenças e a manter a pele hidratada. A ingestão de alimentos ricos em vitaminas A, C, E e minerais como o cobre, selénio e zinco é muito importante ara a saúde da nossa pele, uma vez que a deficiência destes nutrientes pode acelerar o processo de envelhecimento da pele.
Os cereais germinados acabam por ter um impacto positivo na saúde da pele, uma vez que, tem alto teor de nutrientes antioxidantes, combatem os radicais livres e, consequentemente previnem e retardam o processo de envelhecimento precoce das células e melhoram a qualidade da pele. Sendo que são ricos em antioxidantes e em vitaminas como a A, C e E que são importantes para manter uma pele saudável. Entre eles podemos encontrar os grãos, feijões e as lentilhas.
Referências bibliográficas