nutricionista

dicas

Saúde

Evite que o seu intestino sofra com a quadra festiva

A quadra festiva é bastante propícia a excessos, e nesta época, seguir um estilo de vida saudável ou seguir um processo de perda de peso torna-se bem mais desafiante.

+

Alimentação

Será que os Tubérculos têm todos muitos hidratos de carbono?

Conheça as diferenças entre beterraba, cenoura, pastinaca, abóbora, batata, batata-doce, inhame e mandioca.

+

Saúde

Alimentos integrais e saciedade, perceba porque são tão importantes

Os alimentos integrais, como por exemplo os cereais, são alimentos que passaram pelo mínimo de processamento possível, preservando assim as características e composição do alimento na sua forma natural.

+

Alimentação

Vantagens de consumir um pão com vários grãos diferentes

Uma das características que difere os vários tipos de pães é o tipo de cereal ou grão que o constitui.

+

Alimentação

Conheça os benefícios dos carotenos presentes na abóbora

A abóbora pertence ao grupo dos hortícolas, sendo dentro deste grupo classificada como um legume.

+

Nutrição

Centeio refinado e integral, conheça as diferenças

Ouvimos frequentemente falar de produtos que contêm centeio refinado, e outros que contêm centeio integral, mas qual será a real diferença entre ambos?

+

Nutrição

Benefícios dos antioxidantes da alfarroba

Vários estudos têm demonstrado este poder antioxidante da alfarroba, que supera outros alimentos conhecidos igualmente pelo seu potencial antioxidante.

+

Saúde

Ácidos gordos, Ómega 3 e saúde mental

O Ómega 3 é um ácido gordo essencial, cuja sua obtenção só é possível através da alimentação.

+

Saúde

O papel das fibras na saúde cardiovascular

As doenças cardiovasculares representam um dos mais frequentes problemas de saúde, que afeta grande parte da população a nível mundial.

+

Nutrição

Sabe o que são pseudocereais?

Os pseudocereais são uma espécie de sementes com algumas características semelhantes às dos cereais que habitualmente conhecemos.

+

Saúde

Importância das fibras na regulação do trânsito intestinal

Podem classificar-se como fibras solúveis, as que se dissolvem em água no interior do organismo, chegando ao intestino como uma espécie de gel, ou fibras insolúveis, as que não se dissolvem em água, e que se deslocam até ao trato gastrointestinal de forma intacta.

+

Saúde

Vantagens do consumo de cereais integrais na saúde digestiva

Existem vários produtos alimentícios que contêm cereais na sua composição, alguns são feitos a partir de cereais integrais, e outros através de cereais mais refinados. Qual é a diferença entre ambos?

+

Alimentação

Que alternativas saudáveis ao açúcar posso usar nas minhas receitas?

Uma das formas de combater o excesso de consumo de açúcares refinados, é optar por alguns dos seus substitutos mais saudáveis, contudo, devem ser igualmente consumidos de forma moderada.

+

Alimentação

Que truques posso usar para tornar o sabor da beterraba mais doce?

A beterraba é uma raiz rica em diversos nutrientes, como hidratos de carbono, fibra, vitamina A, C, B6, ácido fólico, magnésio, manganês, potássio, cobre, polifenóis, carotenoides, licopeno, nitrato e betaína.

+

Nutrição

Que frutos secos e sementes fornecem mais Ómega 3?

Os ácidos gordos são um tipo de lípidos que variam consoante o seu tamanho em cadeias de carbono, tendo um papel importante como fonte de energia para as células.

+

Nutrição

O trigo espelta tem menos glúten que o trigo durum?

Existem duas espécies de trigo mais comuns: o Triticum durum (ou trigo duro), usado no fabrico de massas alimentícias, e o Triticum aestivum (ou trigo mole), utilizado nos produtos de padaria e pastelaria.

+

Alimentação

Que combinações posso fazer quando me apetece algo doce ao pequeno-almoço?

Quando fazemos esta refeição de forma adequada e equilibrada conseguimos uma maior sensação de saciedade ao longo do dia, o que nos permite ter uma alimentação mais saudável.

+

Nutrição

Que nutrientes posso obter se consumir um pão com sementes?

A procura por sementes oleaginosas tem vindo a aumentar cada vez mais devido aos seus efeitos benéficos para a saúde.

+

Nutrição

A alfarroba tem tantos antioxidantes como o cacau

Sabia que a alfarroba tem tantos antioxidantes como o cacau e é mais amiga do ambiente?

+

Nutrição

O que torna um pão mais saciante?

O que faz de um alimento mais saciante é o seu alto teor em fibras e proteína que, por demorarem mais tempo a ser digeridos e absorvidos, retardam a sensação de fome.

+

Nutrição

Milho vs Trigo. Conheça as diferenças

O milho e o trigo são dois cereais integrais, dos mais consumidos do mundo, ricos em hidratos de carbono, maioritariamente na forma de amido, por isso uma excelente fonte de energia, e com um bom teor de fibra.

+

Alimentação

O pão de abóbora tem mais nutrientes que o de alfarroba?

Tanto a abóbora como a alfarroba são dois frutos com propriedades benéficas, mas que diferem bastante ao nível da sua composição nutricional.

+

Alimentação

Porque devemos incluir um pão de beterraba numa alimentação saudável?

A beterraba é uma raiz de sabor adocicado, mas também com um travo a terra, rica em diversos nutrientes.

+

Nutrição

Importância das sementes para a saciedade

A saciedade – sensação de plenitude que persiste após a refeição, é um fator importante para suprimir o consumo energético excessivo, que leva ao excesso de peso e obesidade.

+

Alimentação

A importância do pequeno-almoço na idade escolar

Na idade escolar a alimentação saudável é um dos fatores determinantes para o normal crescimento e desenvolvimento da criança e para a promoção da saúde.

+

Saúde

Comparação nutricional dos 12 grãos

Sementes de abóbora, girassol, papoila, chia, sésamo, linhaça, quinoa, soja, trigo-sarraceno, aveia, centeio e milho, são 12 grãos que para além de conferirem um sabor único são de uma elevada riqueza nutricional.

+

Nutrição

Impacto do consumo de fibras em doenças crónicas não transmissíveis

As fibras alimentares designam um conjunto de substâncias existentes nos alimentos de origem vegetal, que não podem ser digeridas pelas enzimas do nosso sistema gastrointestinal e, por esse motivo, não são absorvidas.

+

Alimentação

Formas deliciosas de juntar abóbora às suas sandes de praia

A abóbora, pertencente à família das cucurbitáceas – a mesma do melão, melancia e do pepino, é um fruto com diversos benefícios para a saúde.

+

Saúde

O impacto do sal na saúde. Dicas de como reduzir o sal na sua alimentação

O sal, quimicamente designado por cloreto de sódio, é constituído por dois minerais: o sódio e o cloro.

+

Nutrição

Cereais com glúten e sem glúten

O glúten é uma mistura complexa de centenas de proteínas que se encontra no endosperma de alguns cereais, das quais se destacam a gliadina e a glutenina.

+

Saúde

Importância do ómega 3 na função cognitiva

Cada vez vivemos mais anos, pelo que a população idosa aumenta cada vez mais e, consequentemente, a prevalência do comprometimento cognitivo está a aumentar no mundo inteiro.

+

Nutrição

Diferenças entre a Alfarroba e Cacau

O cacau em pó é obtido a partir da pasta de cacau proveniente do fruto do cacaueiro (Theobroma cacao L., Malvaceae). É preparado a partir de sementes que sofrem processos de fermentação, secagem, torrefação, moagem e prensa.

+

Alimentação

Como incluir a beterraba no seu dia-a-dia

A beterraba é uma raiz rica em diversos nutrientes, como hidratos de carbono, fibra, vitaminas A, C, B6, ácido fólico, magnésio, manganês, potássio, cobre, polifenóis, carotenoides, licopeno, nitrato e betaína.

+

Alimentação

Dicas para compor entradas em dias festivos

Preferir consumir alimentos frescos e da época permite-lhe tirar melhor partido dos nutrientes, do sabor dos vários hortofrutícolas e, também, contribuir para um Mundo mais sustentável. Em fevereiro, um dos alimentos sazonais é a abóbora.

+

Alimentação

O que levar na lancheira num passeio pelas Aldeias Rústicas

Rústico, do latim “rústicos”, significa “relativo ao campo ou próprio dele” e adjetiva muitas aldeias históricas de Portugal, que mantêm preservados os seus pormenores belos, tradicionais e grosseiros.

+

Alimentação

Sugestões de tábuas de Natal

A época do Natal é uma das alturas do ano em que, em poucos dias, se cometem alguns excessos relativamente à alimentação onde se verifica uma ingestão energética muito acima daquela a que estamos habituados.

+

Nutrição

Grãos e grãos germinados

A germinação é uma das fases mais importantes para o estabelecimento das plantas em condições naturais. Fisiologicamente, inicia-se com a humidificação da semente em água, seguida do crescimento do embrião quiescente e terminando com a deslocação deste por meio do tegumento.

+

Alimentação

Proteína Alimentar

Uma proteína é composta por vários aminoácidos (AA) diferentes e é o componente mais fundamental dos tecidos em animais e humanos.

+

Saúde

Importância do girassol e outras sementes na saúde mental

Nos últimos anos tem-se vindo a verificar um aumento na procura de sementes oleaginosas devido aos seus efeitos benéficos para a saúde.

+

Nutrição

Trigo comum e Trigo espelta

Existem duas espécies de trigo mais comuns: Triticum aestivum – trigo mole, utilizado nos produtos de padaria e pastelaria; e o Triticum durum – trigo duro, usado no fabrico de massas alimentícias.

+

Nutrição

Gordura Alimentar

Os lípidos, ou gorduras, constituem aproximadamente 34% da energia na alimentação humana. Como a gordura é rica em energia e fornece 9 kcal/g, o ser humano consegue obter energia suficiente através de um consumo moderado de gordura.

+

Saúde

Importância dos grãos germinados no desenvolvimento cognitivo de crianças

Um dos períodos críticos em que as crianças desenvolvem desnutrição coincide com a introdução de alimentos complementares, que são nutricionalmente inadequados.

+

Saúde

O impacto do ácido gordo ómega 3 na nossa saúde e a sua importância para a saúde cardiovascular

Os lípidos constituem aproximadamente 34% da energia na alimentação humana. Como a gordura é rica em energia e fornece 9 kcal/g, o ser humano consegue obter energia suficiente através de um consumo moderado de gordura.

+

Alimentação

Pães de Alfarroba e benefícios do seu consumo

A Alfarroba é o fruto proveniente da Alfarrobeira (Ceratonia síliqua L.) com origem na antiga Grécia sendo actualmente cultivada por todo o mundo.

+

Saúde

Os cereais no bem-estar e produção hormonal

Importância dos cereais integrais no bem-estar, estabilização do humor e produção hormonal.

+

Saúde

Importância das Fibras Alimentares na saúde digestiva

As fibras alimentares são hidratos de carbono de origem vegetal, que não podem ser digeridos pelas enzimas do nosso sistema gastrointestinal e por isso não são absorvidas

+

Alimentação

Como tornar um pequeno almoço saudável

O pequeno-almoço é considerado a refeição mais importante do dia. Quando fazemos esta refeição de forma adequada e equilibrada conseguimos uma maior sensação de saciedade ao longo do dia, o que nos permite ter uma alimentação mais saudável.

+

Alimentação

Como saber que alimentos têm mais fibras?

A fibra é um componente natural dos alimentos de origem vegetal (folhas, raízes, caules e frutos), resistente à digestão e absorção no intestino delgado e, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso.

+