Milho vs Trigo. Conheça as diferenças

O milho e o trigo são dois cereais integrais, dos mais consumidos do mundo, ricos em hidratos de carbono, maioritariamente na forma de amido, por isso uma excelente fonte de energia, e com um bom teor de fibra, especialmente insolúvel, muito usados para o fabrico de pão. Possuem algumas proteínas e certas vitaminas (folatos e algumas vitaminas do complexo B) e minerais (fósforo, magnésio, cálcio), mas são pobres em gordura e sódio.

O grão de milho, apresenta ainda fitoquímicos, responsáveis pela sua cor amarela (luteína e zaxantina), que lhe conferem proteção antioxidante.

Estes apresentam em cru uma composição nutricional muito idêntica mas, quando transformados para o fabrico de pão (pão de trigo e pão de milho), vão ter uma constituição distinta.

O pão de milho tem um teor lipídico mais baixo, comparado ao pão de trigo, assim como um valor mais baixo de hidratos de carbono, sendo que o pão de milho não apresenta teores de açúcar e o pão de trigo sim (2,1g/100g). Tem também um menor teor de sal (cerca de metade). Ambos apresentam um alto teor de fibra, mas ao nível da proteína, o pão de trigo apresenta um maior teor.

Quanto à composição de micronutrientes, ambos mantêm valores idênticos aos mencionados anteriormente, são fontes de folatos e vitaminas do complexo B, fósforo, magnésio e cálcio.

 

Referências bibliográficas
PortFIR (2019). Tabela de Composição dos Alimentos

Outras Dicas

Pontos de Venda

Pontos de Venda

Menu