Formas deliciosas de juntar abóbora às suas sandes de praia

A abóbora, pertencente à família das cucurbitáceas – a mesma do melão, melancia e do pepino, é um fruto com diversos benefícios para a saúde. Para além de possuir um baixo valor energético de apenas 9 Kcal por 100 gramas e um conteúdo moderado de hidratos de carbono, é rica em minerais, tais como potássio, ferro, cálcio, magnésio e vitaminas B e C.

Para além disso, é uma boa fonte de ácido gama-aminobutírico, de carotenoides, nomeadamente o betacaroteno, e de vários componentes biologicamente ativos, como polissacáridos, ácido para-aminobenzóico, óleos, esteróis, proteínas e péptidos. Da mesma forma, contém bioflavonóides, bloqueadores dos recetores de determinadas hormonas relacionadas com o cancro, e ainda esteróis que são convertidos em vitamina D no organismo.

Do mesmo modo, a abóbora possui efeitos benéficos para a saúde como potencial antidiabético, anticarcinogénico, antioxidante e antimicrobiano, e através do seu importante papel antioxidante pela sua ação citoprotetora. Adicionalmente, as suas sementes comestíveis são ricas em proteínas e vitamina E, e delas pode ser extraído um óleo comestível, rico em ácido oleico.

Para além de nutritiva, a abóbora é igualmente versátil e uma opção deliciosa para adicionar às suas sandes de praia. Poderá fazer diversas combinações, sendo que se seguem algumas sugestões que poderá pôr em prática:

  • Sandes de abóbora assada com requeijão light e molho balsâmico: basta assar a abóbora em fatias finas com um fio de azeite, sal e tomilho e depois de prontas dispor em cima do pão, com um fio de molho balsâmico e requeijão light.
  • Sandes de abóbora salteada com legumes da época e molho pesto: apenas precisa de preparar os restantes legumes (por exemplo, cebola, feijão-verde, couve-chinesa, cenoura, tomate, pepino e/ou courgette), salteá-los num fio de azeite e adicionar temperos e molho pesto.
  • Para uma sandes doce, pode fazer o seu próprio doce de abóbora caseiro, substituindo o açúcar refinado por mel, alperces ou tâmaras medjool. Poderá também colocar um pau de canela e essência de baunilha. Finalize barrando o doce no pão juntamente com sementes de abóbora para conferir um elemento crocante e saciante.

Fontes:
Asgary, S., Rastqar, A., & Keshvari, M. (2018). Functional Food and Cardiovascular Disease Prevention and Treatment: A Review. Journal of the American College of Nutrition, 37(5), 429– 455.
Direção-Geral da Saúde, Nutrimento, Abóbora, consultado a 1 de abril de 2020, <https://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/alimento/abobora/>

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