DICAS PARA DIMINUIR O SAL NO DIA A DIA

  1. Evite os produtos light. De forma a reduzir as calorias e garantir a textura do produto, é habitual que os produtos light contenham uma dose de sal mais elevada.
  2. Retire o saleiro da mesa. Se este estiver na mesa ou ao alcance da sua vista, não irá resistir a adicionar mais um pouco de sal ao seu prato.
  3. Substitua o sal pelo limão. Este pode ser um ótimo aliado na hora de temperar e acentuar os sabores dos alimentos como, por exemplo, carnes e saladas.
  4. Evite alimentos ricos em sódio. Estes não só causam retenção de líquidos como favorecem problemas relacionados com o sistema nervoso.
  5. Abuse de outros temperos. Limão, ervas, cebola, alho e pimenta são excelentes opções para acentuar o sabor dos alimentos e tornar a sua refeição mais saudável.
  6. Faça a sua própria comida. Ao cozinhar as suas refeições, passa a ter total controlo sobre o que é colocado no seu prato e assim evitar o sal em excesso.
  7. Tenha cuidado com os enlatados. Se os consumir, lave-os muito bem pois, para além dos conservantes, estes contêm um alto teor de sal. 
  8. Leia sempre os rótulos dos alimentos e analise o nível de sódio do produto. Desta forma, consegue optar por aqueles que contêm menor percentagem de sal.
  9. Diminua o sal gradualmente. O ideal é que vá diminuindo aos poucos a quantidade de sal ao cozinhar e passe a evitar enlatados e comidas industrializadas.
  10. Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes, já que estes possuem muito sódio na sua composição.

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