DICAS PARA DIMINUIR O CONSUMO DE AÇÚCAR

  1. Tente comer a cada 3/4h. Desta forma conseguirá manter os níveis de açúcar mais estáveis ao longo do dia, evitando comportamentos menos saudáveis.
  2. Nunca salte o pequeno-almoço. Após o jejum noturno é fundamental iniciar o dia estimulando o metabolismo com um bom pequeno-almoço, repleto de fibras e nutrientes.
  3. Mantenha-se hidratado ao longo do dia. Muitas vezes quando sentimos fome, é na verdade, o nosso organismo a pedir água.
  4. Procure iniciar as refeições principais com uma sopa ou salada. Por serem alimentos muito ricos em fibras e água, ajudarão a equilibrar os níveis de açúcar.
  5. Experimente reduzir a adição de açúcar em vez de a substituir por adoçantes. Verá que ao fim de 3/4 dias irá preferir o sabor menos adocicado.
  6. Troque o açúcar branco (sacarose) por açúcares naturais, como: açúcar de côco, eritriol, tâmaras, stevia, xilitol e xaropes de ácer, agave ou arroz integral.
  7. Quando o desejo se tornar incontrolável dê preferência à fruta que, para além de conter açúcares naturais, contém ainda vitaminas, minerais e fibras. 
  8. Elimine os sumos e refrigerantes. Para além do alto teor de açúcar que contêm, são mais rapidamente absorvidos, promovendo o elevado índice glicémico.
  9. Esteja atento aos rótulos. Em muitos produtos o “açúcar” vem mascarado através de diferentes designações como: “xaropes”, “os ose’s” e “itol’s”.
  10. Evite consumir mais de 25g de açúcar – o equivalente a 6 colheres de chá ou 2 colheres de sopa – por dia. Esta é a dose recomendada pela OMS.

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