Como saber que alimentos têm mais fibras?

A fibra é um componente natural dos alimentos de origem vegetal (folhas, raízes, caules e frutos), resistente à digestão e absorção no intestino delgado e, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso, que aumentam o movimento do trato digestivo e melhoram a ação intestinal. (1) É muito importante incluir as fibras na nossa alimentação diária, não só por promoverem a saúde intestinal, mas porque contribuem para a sensação de saciedade. São exemplos de alimentos ricos em fibras os cereais, especialmente os integrais, as frutas frescas e oleaginosas, os legumes, as verduras e as leguminosas. (6)

O Puravita Fibras+ é um pão rico em cereais combinado com a fibra extraída da raiz da chicória (inulina) e, que fornece, por isso, uma ótima porção de fibras solúveis e insolúveis. (7)  As fibras insolúveis, presente nos cereais, aumentam o trânsito intestinal. Um baixo consumo destas, é um dos fatores para a ocorrência de obstipação, assim como um bom consumo das mesmas, pode diminuir a obstipação. As fibras solúveis, caso da inulina, são o contrário, estas diminuem o trânsito intestinal.  (3) (4)

 A inulina, para além de ser uma fibra solúvel, é um prebiótico, ou seja, uma substância que os humanos não digerem e que são aproveitadas pelas bactérias boas da flora intestinal para a produção de vitaminas e ácidos gordos e, evitar o desenvolvimento de toxinas no intestino.  (4) Tem sido demonstrado que o consumo de prebióticos pode ser benéfico em indivíduos com sobrepeso ou obesidade. (5) Sabemos que um alimento é uma boa fonte de fibra quando apresenta uma quantidade superior a 3g/100g (pão de centeio, mistura, trigo) e que tem um elevado teor de fibras quando superior a 6g/100g, como é o caso do pão Fibras+, pão de cereais e o pão integral. (2) (6)

 

Referências bibliográficas:

(1) APN (2018). Melhor grão, Melhor pão: uma análise nutricional sobre o pão
(2) Auchan (s.d.). Produtos padaria
(3) Bernaud, F. S. R., & Rodrigues, T. C. (2013). Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia
(4) Catalani, L. A., Kang, E. M. S., Dias, M. C. G., & Maculevicius, J. (2003). Fibras alimentares. Rev Bras Nutr Clin
(5) da Silva Borges, D., Fernandes, R., Thives Mello, A., da Silva Fontoura, E., Soares dos Santos, A. R., & Santos de Moraes Trindade, E. B. (2020). Prebiotics may reduce serum concentrations of C-reactive protein and ghrelin in overweight and obese adults: a systematic review and meta-analysis. Nutrition Reviews
(6) PortFIR (2019). Tabela de Composição dos Alimentos

(7) Puratos (s.d.). Tegral Puravita Fibras +

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