Dicas para uma alimentação vegetariana

Alimentação

09/11/2022

1. Diversidade é fundamental.

Ter em conta a ingestão apropriada de nutrientes, uma refeição vegetariana não significa automaticamente que seja saudável. É preciso que os alimentos sejam juntos de forma a resultarem em proteína de qualidade.

2. Explore um novo universo de sabores.

No início é normal deixar-se seduzir pelas ofertas vegetarianas de fast-food ou de comida pré-cozinhada. No entanto, é também uma oportunidade para descobrir algumas famílias alimentícias como grãos, sementes, nozes e flores que oferecem uma abundante escolha de combinações saborosas.

3. Tabela nutricional.

Na tabela nutricional os valores apresentados não se referem à embalagem inteira, mas sim à porção (por norma 100g).

4. Opte por produtos biológicos.

Sempre que seja possível, é preferível comprar alimentos produzidos localmente ou se tiver possibilidade, comece a sua própria horta, e assim aliar dois hábitos saudáveis.

5. Varie os seus pratos favoritos.

É possível fazer alternativas vegetarianas de muitos dos nossos pratos favoritos. Troque o frango na salada por grão de bico ou cozinhe uma bolonhesa de lentilhas.

6. Vitamina B12 é essencial.

A deficiência em vitamina B12 pode resultar numa anemia megaloblástica entre outras alterações de saúde. Não deve ser, por isso, descurada a suplementação e a ingestão de alimentos fortificados — alternativas à carne, extrato de levedura, bebidas vegetais, cereais de pequeno-almoço e suplementos indicados para vegetarianos e veganos.

7. Convença um amigo ou familiar.

Tente convencer algum amigo ou familiar a adotar o regime consigo. O caminho torna-se mais fácil se for partilhado com alguém.

8. Contacte um especialista de nutrição. 

Um nutricionista irá ajudar no processo de adaptação, identificando o que é mais adequado para si. Assim, se tiver essa possibilidade, este contacto poderá vir a ser importante, de forma que consiga conciliar todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo de uma forma correta e saudável.

9. Procure motivação em filmes ou documentários.

Começar uma dieta vegetariana tem razões certamente identificas por si e que juntamente com os seus ideais a/o levaram ao início deste processo. São estas razões que devem ser suportadas com recursos audiovisuais ou livros disponíveis.

10. Seja paciente e persistente no período de adaptação.

Dada a mudança radical na sua alimentação, é normal sentir falta de alguns alimentos que consumia antes, no entanto resistir a essa tentação é uma virtude. Ademais, a motivação deverá ser constante durante o período inicial e não começar a decair.