01/07/2022
1. Aplique protetor solar.
A melhor forma de proteger a sua pele é colocar protetor solar antes de sair de casa. Estes possuem propriedades específicas, que o protegem das radiações ultravioleta. O nosso conselho é que ande sempre com um protetor consigo, reaplicando de duas em duas horas. Para além de proteger a sua pele, revitaliza-a e hidrata-a.
2. Limpe a pele regularmente.
Tenha em atenção a higiene da sua pele. Lave a cara, pelos menos 2 vezes ao dia: uma de manhã ao acordar e outra antes de se ir deitar. Desta forma, consegue limpar a sua pele de impurezas, mantendo-a fresca, macia e revigorada.
3. Tenha atenção ao vestuário utilizado.
Quem acha que o tipo de vestuário não tem impactos na saúde da pele desengane-se. Durante a época do verão, é normal andarmos mais expostos ao sol, devido ao tipo de roupas vestidas. Caso não lhe seja possível selecionar peças que minimizem a exposição do sol, utilize roupas confortáveis e que não sejam demasiado apertadas, pois isso pode irritar a pele.
4. Evite a exposição solar em certos horários.
Não deve permanecer ao sol durante as alturas em que o sol está mais forte. Caso queira permanecer ao ar livre, prefira sítios onde se possa abrigar dos raios solares, ficando em lugares frescos e com sombra.
5. Faça uma alimentação saudável.
Opte por alimentos como frutas, verduras e que sejam ricos em antioxidantes. Escolher opções mais saudáveis e frescas durante esta altura é importante para prevenir a degeneração celular bem como estimular o fluxo sanguíneo. Não abuse no consumo de carnes e mantenha-se afastado dos excessos.
6. Hidrate-se!
Não consumir a quantidade certa de água pode levar a que a sua pele fique ressequida, exibindo um aspeto seco. Isso pode levar a que deixe de ser flexível, potenciando um envelhecimento precoce da pele Este hábito é fundamental para que se mantenha saudável.
7. Atente ao tipo de cosméticos e à medicação utilizada.
Durante esta época, deve adaptar os cosméticos à altura do ano, pois existem certos produtos com ingredientes que podem não ter as reações esperadas na sua pele. Com o aumento das temperaturas, pode sentir a pele mais oleosa e por isso não deve escolher produtos muito cremosos e pesados. Há também que ter atenção à medicação, pois existem alguns medicamentos que podem tornar a pele mais sensível ao sol, desencadeando reações à sua exposição.
8. Não se esqueça do chapéu e dos óculos de sol.
Para além dos cuidados com as roupas, é importante que se proteja a cabeça e os olhos. Assim sendo, deve utilizar chapéu ou boné sempre que possível, bem como, andar com os óculos de sol, de modo, a proteger a sua visão.
9. Redobre os cuidados caso tenha apanhado um escaldão.
Por vezes, por muitos cuidados que tenhamos, podemos apanhar mais sol do que o aconselhado, o que pode resultar num escaldão ou numa queimadura solar. Caso isso suceda, deve redobrar os cuidados, não se expondo diretamente ao sol até que a sua pele recupere. Tomar duche de água fria também pode aliviar as dores e aconselhamos a que aplique creme hidratante que possua propriedades anti-inflamatórias que possam reduzir a vermelhidão.
10. Consulte um especialista.
Na via das dúvidas, a melhor solução será sempre consultar um profissional da área, que o pode aconselhar e direcionar, dando-lhe indicações acerca dos passos a seguir para melhorar a saúde da sua pele. Ao fazer isto, pode prevenir determinados problemas de saúde na pele, detetando-se logo de início o que se pode estar a passar consigo.