O perigo das dietas restritas

Saúde

01/03/2022

Com o avançar dos tempos, as pessoas passaram a preocupar-se muito mais com a sua imagem. Isto teve muito a ver com o estereótipo que se foi formando do conceito de “corpo perfeito”.

Esta mudança de mentalidades teve o seu lado positivo. Isto porque, quem não se preocupava tanto em manter uma boa forma física, sentiu a necessidade de alterar os seus hábitos, levando uma vida mais saudável e equilibrada.

Contudo, esta procura incessante por alcançar os objetivos pretendidos, por vezes, não acontece da maneira mais adequada. São muitos aqueles que aderem às dietas da moda. Isto leva a que se alterem certos hábitos alimentares, o que pode vir a ser prejudicial para a saúde. Se as pessoas não forem devidamente seguidas ou se decidirem realizar uma dieta por conta própria, os efeitos podem não ser os esperados, acontecendo exatamente o oposto do que querem que ocorra.

As dietas restritivas são um desses exemplos, e baseiam-se na perda de peso de forma rápida. Passam mesmo por incentivar os indivíduos a não consumirem determinados alimentos ou a limitarem o seu consumo. Estes casos são cada vez mais recorrentes e acabam por ser um perigo para a saúde das pessoas, sendo que, ao delimitar a quantidade que se pode comer, está a deixar-se de lado certos nutrientes e hidratos, indispensáveis para o bem-estar.
Hoje apresentamos, assim, as principais desvantagens deste tipo de dietas:

1. Mais fadiga. A falta de fibras e a má nutrição provocam cansaço. Isto acontece quando há uma ingestão insuficiente de calorias e nutrientes.

2. Mudanças ao nível do humor, ansiedade e depressão. O não consumo de hidratos de carbono pode ter influências negativas não só no seu humor, como também, nos níveis de stress.

3. Problemas na saúde intestinal e renal. Ao não consumir os nutrientes necessários, há uma maior possibilidade de sofrer de doenças como a obstipação e insuficiência renal.

4. Cabelo seco e unhas quebradiças. As dietas enfraquecem não só o cabelo, podendo sentir uma queda de cabelo mais intensa, como também as unhas, que ficam mais fracas, partindo-se mais facilmente.

5. Aumento de peso. Sim! Estas dietas normalmente duram pouco tempo devido a essas mesmas restrições alimentares, e por vezes, acontece exatamente o oposto do que se pretende: em vez de conseguir perder peso, pode mesmo engordar após ter feito a dieta.

Ao adotar uma dieta restrita, limita os alimentos que consome e as suas porções. Ora, isso não vai ao encontro de uma alimentação equilibrada e variada, antes pelo contrário. Deve, pois, dosear as refeições, não comendo em excesso, mas nunca cortar definitivamente com nenhum alimento que seja indispensável ao seu bem-estar. Opte por opções mais saudáveis, que complementem as suas refeições. A gama Puravita apresenta essas características e pode ser uma excelente alternativa para si. Esta linha de pães saudáveis para além da frescura, tem benefícios nutricionais e um sabor intenso que delicia qualquer um!

Assim, irá conseguir ter mais energia ao longo do dia, conseguindo manter o peso desejado. A opção mais viável será mesmo ser acompanhada por um profissional, que lhe irá recomendar o melhor plano para atingir os objetivos iniciais.