Cuidados a ter com o exercício físico no verão

Saúde

15/06/2022

Sabemos que a prática regular de atividade física é de extrema importância para que mantenha um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

O exercício físico auxilia não só na prevenção de doenças, como permite que se ganhe mais autoestima. E, apesar da sua prática ter um papel de destaque, há certos cuidados que se devem ter para quem pretende exercitar-se, especialmente no verão. Nesta altura, as temperaturas aumentam significativamente e, por vezes, as condições para a realização de certo tipo de exercícios não são as melhores.

Assim sendo, partilhamos consigo algumas recomendações para que possa fazer exercício físico em segurança:

1. Mantenha-se hidratado
Beber água é fundamental para que consiga alcançar o bem-estar que pretende. Caso sinta uma súbita sensação de sede durante e após o treino deve ficar alerta, pois isso pode significar que está a entrar em desidratação.

2. Saiba quando parar
Não se recomenda que realize ou que intensifique demais nos programas de atividade física nos períodos de maior calor. Atente a sinais que possam surgir e que sejam um indicativo de que deve suspender o exercício. Tonturas, pele vermelha, visão turva, fadiga extrema, fraqueza, níveis altos de frequência cardíaca e até mesmo vómitos, são alguns dos sintomas a reparar.

3. Tenha atenção à humidade
Quanto mais altos forem os níveis de água no ar, maior é a humidade. Isso faz com que haja menos água a evaporar do nosso corpo através do processo de transpiração. No decorrer de toda a atividade física, se isto se comprovar, o seu organismo pode ficar desequilibrado e ser afetado quanto ao equilíbrio e funcionamento dos órgãos e sistemas.

4. Escolha a altura do dia de menor calor
Deve planear os seus treinos atempadamente, desde a frequência, à duração e mesmo aos horários definidos para a sua prática. No verão dê preferência aos horários mais frescos que correspondem ao início das manhãs e ao final do dia. É neste período que as temperaturas registadas são mais baixas e em que a incidência da radiação solar é mais reduzida.

5. Utilize sempre protetor solar
Antes de praticar qualquer desporto ao livre, altura em que se encontra mais sujeito à exposição dos raios ultravioleta (UV), coloque protetor solar antes de sair de casa.

6. Opte por um vestuário adequado
Prefira peças de roupa com tecidos apropriados para lidar com o aumento do calor: respirável, leve e que absorvam a transpiração. Assim consegue conter os riscos de desenvolver irritações na pele e erupções cutâneas. O calçado também deve ser escolhido a dedo! Não saia de casa sem os seus óculos de sol, chapéu e protetor solar e tenha um bom treino.

Siga estas sugestões e mantenha-se ativo, exercitando-se durante esta época do ano e salvaguardando a sua saúde, bem-estar e beleza. Caso não consiga fazer exercício ao ar livre pode sempre optar por treinar dentro de casa. O importante é que não fique parado, movimentando-se, de forma a conservar a sua qualidade de vida.