15/03/2022
Entrar na casa dos 30 é para muitos um sinal de que se está a ficar velho e é a partir desta idade que as pessoas tendem a preocupar-se mais com a saúde, pois é nesta fase que podem surgir mudanças no nosso corpo.
Há certos cuidados que temos de ter nesta nova fase, para que se continue a sentir bem tanto a nível físico como psicológico. Conheça agora quais são as principais mudanças pelas quais pode passar e como pode agir para tentar salvaguardar a sua saúde:
1. Alterações hormonais
Com a chegada dos 30 há menos produção de hormonas, afetando tanto homens como mulheres. Isso pode provocar um aumento de peso, mudanças no humor e nos níveis de ansiedade, etc. Deve realizar exercícios para tentar regular as hormonas, e apostar em atividades como o yoga que possam controlar o stress e as variações hormonais.
2. Perda da densidade óssea
Ao atingir uma certa idade, os ossos podem perder a robustez. Também se pode sentir uma redução da elasticidade dos músculos, o que pode impactar negativamente o equilíbrio e a força. Tenha em atenção à quantidade de cálcio que consome e aposte em exercícios aeróbicos e com pesos, de forma a evitar o aparecimento de doenças como a osteoporose. Os treinos com base na resistência também são uma excelente opção para incrementar a massa muscular e a força.
3. Diminuição do metabolismo
Ao envelhecer o seu metabolismo pode diminuir, assim, não necessita de tanta energia para se alimentar. Como o seu apetite se mantém, isso pode levar a que haja um aumento do peso. Com o avançar dos anos, é normal que a nossa resistência já não seja a mesma, e isso deve-se principalmente ao facto de o nosso corpo carecer de outro tipo de estímulos, pois as próprias necessidades nutricionais sofrem alterações à medida que ficamos mais velhos. Conheça a gama Puravita e saiba como escolher os produtos mais saudáveis que auxiliam neste aspeto. Os nossos pães apresentam propriedades nutricionais sem nunca esquecer o sabor e a frescura dos produtos.
Os hábitos alimentares que mantiver durante este período podem influenciar em muito a forma como o seu organismo responde às transformações sentidas. Deste modo, deve escolher consumir porções elevadas de frutas e verduras, pois estas apresentam antioxidantes e contêm um efeito importante no antienvelhecimento. Tente evitar os excessos nas gorduras pois isso pode prejudicar a circulação sanguínea. Deve, igualmente, eleger uma dieta rica em fibras e frutos secos, imprescindíveis para proteger o cólon.
As vitaminas também ocupam um lugar de especial destaque! Portanto, deve preferir alimentos que contenham:
1. Vitamina A. Hidrata e melhora a sua visão;
2. Vitamina C. É responsável pela regeneração da pele;
3. Vitamina D. Fortalece os ossos;
4. Vitamina E. Reduz o desgaste muscular.
Siga estes conselhos para atravessar esta fase da sua vida com mais leveza, sentindo-se melhor, mais confortável, nunca descurando os cuidados a ter para alcançar um estilo de vida mais saudável.